Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Adalberto Muller – Orson Welles: O Narrador e a Performance Intermídia

Simpósio Internacional Literatura e Cinema – Muito Além da Adaptação

Mesa 1 – Adalberto Muller/UFF

Ao longo dos anos 30, Orson Welles, depois de uma vibrante trajetória  teatral, dedica-se a adaptar clássicos da literatura para o rádio. Além de Shakespeare, Dickens, Bram Stocker e A guerra dos mundos (de H. G. Wells), Welles adapta O coração das trevas, acentuando o que ele chamou de First Person Singular. Anos depois, tenta levar o romance de Conrad para as telas, mas fracassa. O projeto fracassado ressurge em Citizen Kane, e viria a articular um modo de narrar, que parte da pluralidade das mídias (ou intermedialidade) para acentuar a performance. 

 

Abril/2012

AnexoTamanho
adalberto.png32.39 KB
Skip to content